CDL de Xaxim divulga pesquisa sobre as vendas para o Dia das Crianças

O comércio deve registrar um aumento nas vendas. É isso o que indica uma pesquisa sobre a estimativa de vendas para o Dia da Criança, comemorado nesta sexta-feira (12). O levantamento foi feito pela CDL de Xaxim (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina).

A maioria dos presentes deve ser de artigos de vestuário e brinquedos. Para facilitar a vida dos consumidores, a CDL vai realizar mais um dia D no próximo sábado (13), quando o comércio atenderá das 08h às 12h e das 13h30min às 17h. No mesmo dia, acontecerá mais um sorteio da campanha Natal Encantado. Serão cinco vale compras de R$ 200,00 cada.

A pesquisa de intenção de compras mostrou que 85% dos empresários xaxinenses esperam vendas melhores que no ano interior – o número é comparado à expectativa estadual (86,66%). Fragmentando, o otimismo fica assim: 57,14% dos entrevistados esperam um crescimento de até 10% nas vendas; já outros 28,57% dos comerciantes, aguardam vendas maiores que 10%. Apenas 14,29% esperam um aumento singelo, de até 5%.

Em relação ao valor médio de vendas, os empresários de Xaxim dividem opiniões: a maioria, 47,62%, espera ter tickets com valores entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 23,81% esperam vender presentes com valores de R$ 151,00 à R$ 200,00; 19,05% são mais otimistas e esperam vendas superiores à R$ 200,00; e 9,52% acreditam em tickets com valores entre 101,00 e R$ 150,00.

Dentre os itens que devem ser mais vendidos, estão artigos de vestuário (38,10%); brinquedos (38,10%); eletrônicos (14,29%); e calçados (9,52%).

No Estado

A mesma pesquisa foi realizada em 20 cidades catarinenses, com maior IPC/ índice de potencial de consumo. Em todo o Estado, o levantamento revelou que a expectativa de vendas do comércio, para o dia das Crianças, deve ser melhor ou igual, ao ano passado (86,66%). O ticket médio apontado por 59,3% dos entrevistados, foi de R$ 150,00. No quesito dos itens que estão sendo mais procurados, o item brinquedos aparece com 30,67%, seguido do vestuário com 23,33%.

Na avaliação de Ivan RobertoTauffer, presidente da FCDL/SC, essa projeção positiva se deve principalmente em grande parte ao ciclo de corte de juros, iniciado pelo Banco Central e ao controle da inflação, que permanece dentro da meta. Outro fator determinante é a retomada do ritmo de consumo das famílias. A consulta foi realizada junto às empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.